História da Raça

Origem - A origem da raça fica evidenciada ao descobrir o seu nome completo: Cane Corso italiano. Originário dos tempos do Império Romano, surgiu com a proposta de ser excelente cão de guarda e ótimo caçador, como seu antepassado Canix Pugnax (Molosso Romano).

Império Romano - Por ser robusto e muito forte, a raça de cachorro Cane Corso era muito utilizada pelos soldados do Império Romano em guerras territoriais e até mesmo para combater possíveis invasões, levando à risca a fama de cão guardião que ele tinha já há centenas de anos.

As consequências - A presença de cachorros da raça em batalhas e guerras do Império Romano fez com que, com o passar dos anos, o número de cachorros fosse diminuindo gradativamente, até quase entrar em extinção na Itália. O que salvou a raça foi o amor de diversos tutores de outros países.

Reconhecimento - O “sumiço” da raça fez com que o seu reconhecimento fosse demorado. O Cane Corso foi reconhecido pelo ENCI (Ente Nazionale della Cinofilia Italiana) apenas em 1994 e se tornou a 14ª raça italiana. Dois anos depois, foi a vez da FCI (Federação Cinológica Internacional).